#Riachuelo utiliza geomarketing para dobrar número de lojas no Brasil

In Customer Experience, Loyalty & CRM, Marketing and Sales, Technology by Simon Crompton-Reid2 Comments

Riachuelo utiliza geomarketing para dobrar número de lojas no Brasil A Riachuelo apostou no geomarketing e dobrou o número de pontos de venda no Brasil em seis anos. A varejista realizou um mapeamento das regiões brasileiras onde poderia encontrar o seu público-alvo e identificar potencial de mercado. Como resultado, a marca do Grupo Guararapes passou de 77 lojas em 2005 para 145 no fim de 2011, somando, no total, 366,4 mil metros quadrados de área de vendas.

"Cada empresa utiliza esta solução de acordo com as suas demandas. A Riachuelo usa para identificar se a compra do terreno e os investimentos se adequam ao potencial de venda daquela região. Diversos padrões podem ainda serem somados com os parâmetros de cada empresa", declara Ronaldo Oliveira, Diretor da Pitney Bowes Software Brasil, empresa responsável pelo geomarketing da varejista.

Em cinco anos, os executivos da Riachuelo decidiram focar toda atenção na estratégia, analisando as informações que o processo poderia oferecer.

"Enxergávamos uma forte demanda reprimida, mas tínhamos também um grande desafio. Como todo varejista, percebemos que as nossas decisões deviam ser acertadas e baseadas no conhecimento sobre expansão do negócio. Precisávamos criar uma metodologia mais robusta, que sustentasse o conhecimento que a companhia já tinha", conta Eduardo Mônaco, Gerente de Business Intelligence da Riachuelo.

Um dos principais objetivos da rede era desenvolver uma metodologia própria, que funcionasse com um diferencial competitivo. Apesar de usar a ferramenta de uma terceira empresa, os executivos pretendiam dominar a avaliação dos investimentos. Após aprimorar o método, a Riachuelo conseguiu criar uma distribuição de lojas nas cinco regiões brasileiras, sendo os últimos mercados abertos em Tocantins e no Acre, e também reformular outros pontos de gestão.

Durante o processo de expansão, a Riachuelo teve que investir em outros setores da companhia para gerir seu crescimento. Unindo diferentes departamentos na reestruturação, a empresa conseguiu dar suporte às decisões de áreas como relacionamento com os clientes, pesquisa de mercado, análise de promoções e categoria de produtos, além de ações de Marketing, estrutura de loja e crédito e cobrança.

Clique aqui para ler o artigo completo.

Para ficar por dentro sobre as melhores estratégias de marketing no Brasil, participe do Loyalty World Brasil, no dia 25-27 de setembro em São Paulo.

Clique aqui para maiores informações sobre o evento.

 

Comments

  1. Regiograph

    Geomarketing é inevitável para os negócios nos dias de hoje. Isso ajuda muito nos negócios. Eu uso o software Regiograph. Ela ajuda a analisar as vendas e as áreas de marketing das empresas.

  2. Maria Mattos

    Muito obrigada pelo seu comentário, vou pesquisar mais sobre essa ferramenta para informar nossos followers.
    grata
    Maria

Leave a Comment

Current ye@r *