#Netshoes, a craque do varejo online

In Loyalty & CRM, Marketing and Sales by Simon Crompton-ReidLeave a Comment

A varejista brasileira Netshoes se firma como uma das maiores lojas virtuais do país A varejista brasileira Netshoes se firma como uma das maiores lojas virtuais do país.

No mundo do esporte, grandes equipes costumam ser patrocinadas por grandes marcas — sejam elas de bancos, estatais, financeiras ou fabricantes de eletroeletrônicos. Neste ano, porém, o time do Cruzeiro no futebol e a equipe feminina do Vôlei Futuro, que disputa a Superliga, estampam em seus uniformes o logotipo de uma loja de comércio eletrônico especializada em artigos esportivos talvez pouco conhecida das torcidas: a Netshoes. Mas como uma empresa de nicho e que só funciona em ambiente online pode fazer patrocínios como esses?

Fundada em fevereiro de 2000 pelo empresário Marcio Kumruian, a Netshoes estreou no mercado vendendo tênis e sapatos em lojas físicas. Mas os rumos da empresa começariam a mudar logo no ano seguinte, quando Kumruian e equipe passaram a comercializar artigos pelo MercadoLivre, plataforma online de compra e venda de produtos. Dez anos depois de sua primeira incursão na rede, a Netshoes alcançou o posto de terceiro site de comércio eletrônico mais acessado do país — atrás apenas de Americanas.com e Submarino, ambas marcas da B2W.

O grande crescimento da Netshoes se deu no ano passado, quando saltou seis posições no ranking. "Eles são os únicos exclusivamente online e de nicho entre os maiores", diz José Calazans, analista de mídia no Ibope/NetRatings.

Audiência, obviamente, não é o fator mais importante para o sucesso de uma loja virtual. A companhia não divulga números oficiais, mas estimativas de mercado apontam que o faturamento da Netshoes hoje ultrapasse 400 milhões de reais. No mercado, há expectativa de crescimento ainda maior nos próximos anos, em especial pela aproximação da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016, que serão realizadas no país. Em novembro passado, a companhia recebeu um aporte de valor não divulgado do fundo americano Tiger Global, que tem investimentos em empresas como LinkedIn e MercadoLivre.

Clique aqui para ler artigo completo

Para ficar por dentro sobre estratégias em mídias sociais e como engajar seu consumidor, participe do Loyalty World Brasil, no dia 25-27 de setembro em São Paulo.

Clique aqui para maiores informações sobre o evento.

Leave a Comment

Current ye@r *