#CRM e o consumidor moderno – lições do mercado brasileiro

In Social media by Simon Crompton-ReidLeave a Comment

 CRM, Loyalty World Brasil, consumidor moderno, relacionamento com cliente, estratégia, comportamento

Muito se fala sobre o insucesso x sucesso do CRM (Customer Relationship Management) quando a questão é quão eficaz são os resultados da implentação desta ferramenta como estratégia de relacionamento com o consumidor. Então onde estaria o "gap"?

Conversando com diversos especialistas no assunto ao longo do processo de desenvolvimento da audiência do Loyalty World Brasil, tenho percebido que muitos deles estão tentando encontrar o equilíbrio no tratamento das informações fornecidas pelo consumidor para então utilizá-las como estratégia eficaz através de CRM.

Vale lembrar que CRM implica uma grande mudança na cultura organizacional de uma empresa, mas ainda é uma ferramenta de operacionalização de estratégias de relacionamento com o cliente. Assim, como está a sua estragégia? Está realmente alinhada com o perfil do seu consumidor? Se sim, você está caminhando em direção ao sucesso.

Além disso, é importante observar os insights vindos do próprio consumidor. Toda estratégia tem que ser baseada em uma série de fatos e, principalmente através das mídias sociais, consumidores estão distribuindo gratuitamente hábitos de seu comportamento nas plataformas online.

Obviamente a questão do CRM no Brasil é muito mais profunda que isso, e profissionais têm analisado e acompanhado de perto as mudanças do consumidor e tendências de mercado, classes sociais e economia para certificar que estão na direção certa.

Os profissionais de CRM e consumidores são bem-vindos a compartilhar suas opiniões e licões aqui.

Muito mais sobre este tópicos serão discutidos sob o ponto de vista de diferentes indústrias no Loyalty World Brasil. Confira o programa do evento e conheça as mais eficazes estratégias de relacionamento com o cliente.

Leave a Comment

Current ye@r *