Da retórica à prática – big data e as necessidades mercadológicas

In Español/Português by André SingerLeave a Comment

What all marketers need to know about Big Data

Enquanto nos EUA, o conceito de Big Data é algo consolidado, principalmente entre as grandes empresas de varejo que já implementam estratégias avançadas nesta área. No Brasil, a grande maioria das empresas B2C ainda engatinham na compreensão sobre o impacto daquela prática. Isso cria uma abordagem retórica onde aquelas empresas que provêem soluções de dados, acabam por implementar pouca praticidade.

Recentemente, por razão do desenvolvimento da agenda de discussões do Brasil’s Customer Festival, tenho tido contato próximo com vários players de ambos os lados dessa carreira: aqueles que provêem as soluções analíticas e de infraestrutura tecnológica e aqueles que as utilizam para otimizar os seus processos e estratégias de marketing, relacionamento com o consumidor, vendas, operações, etc. Entre eles, T-Systems, Microsoft Dynamics, SAP, TOTVS, IBM, e do outro lado, Grupo Pão de Açúcar, Walmart, Magazine Luiza, Itaú-Unibanco, Banco Bradesco, SulAmérica Seguros, entre outros.

Em uma conversa em particular, me chamou a atenção o fato de que uma das empresas que provêm soluções de big data tem se distanciado da retórica de “compreensão das necessidades do cliente” para uma iniciativa educacional construtiva. Em conversa com Jefferson Stela, Head da área de Big Data da T-Systems, pude entender como a gigante de tecnologia alemã busca realmente entender os seus clientes ao ter suas equipes de big data e por indústria em alta sintonia. Além de sessões de brainstorming in-house, a T-Systems tem promovido encontros na própria empresa e em parceiros como a PwC para entender as necessidades de cada cliente e demonstrar o que as soluções de Big Data podem fazer para endereçá-las. Apenas após esse processo, a T-Systems determina a plataforma ideal para aquela necessidade, sendo ela Hadoop, HANA, Qlikview, entre outras as quais a empresa está licensiada para distribuir.

Nos dias 20 e 21 de Outubro, no Brasil’s Customer Festival 2014, os heads das ‘areas de analytics  e consumer intelligence da Nike, Ambev, Google, Grupo Boticário, Twitter, GPA, Lojas Renner e outras grandes empresas dividirão suas experiências e insights sobre os desafios de implementação de estratégia de big data.

Clique aqui para se inscrever no evento, ou visualize a agenda por este outro link.

Clique aqui para ler o artigo completo sobre na atuação da T-Systems em Big Data.

Leave a Comment