fidelizacao

Fidelidade 360º

In Español/Português, Featured on App by Daiane Bulhões BobkaLeave a Comment

fidelizacaoSaiba como a indústria e o PDV estão lucrando por meio de uma parceria com base na gestão digital

Nós coversamos com João Carlos Zicard, Diretor Presidente da DigitalGest, e ele respondeu algumas perguntas a respeito do que foi um dos maiores cases de trademarketing do mundo, e seus desdobramentos. No case Tô Contigo, o grande diferencial, foi a possibilidade de a indústria reter e crescer todo um canal de distribuição. Desse modo, expandem-se as possibilidades do uso do Big Data e dos moldes tradicionais de programas de fidelidade. Hoje configura-se a proposta de uma nova forma de parceria que conecta a indústria, o PDV e consumidor final gerando ganhos para todos.

Esse programa que começou há mais de uma década atrás utilizou técnicas de CRM, e já buscava algo que hoje seria chamado de Big Data. No entanto, apesar da data do seu princípio, essa iniciativa ainda mantém o seu caráter inovador, pois a maioria das técnicas de Big Data utilizadas hoje são voltadas para o consumidor final. É importante destacar que o sucesso de um produto depende também da sua efetiva distribuição e a indústria pode ganhar muito desenvolvendo uma relação mais profunda com o ponto de venda (PDV).

A verdade é que o consumidor final precisa encontrar o produto num determinado lugar para que haja uma coversão de venda. Por mais que a indústria trabalhe para conhecer e despertar o interesse do consumidor final, se ele não encontrar o produto, a oportunidade de venda será perdida.

Zicard destaca que uma fórmula similar também acaba provocando a erosão da base de B2B, pois se a indústria não contribui par agerar o sell out para o ponto de venda por meio de esforços de promoção e comunicação de marca, cria-se uma ruptura entre a indústria e o PDV. A continuidade do giro dos produtos é essencial para o crescimento do ponto de venda e criação de um maior share com essa rotação. A grande lição deste case é que há um grande risco em focar só no meio ou só na ponta.

Após 10 anos de sucesso do Tô Contigo, foram extraídos programas mais focados e evoluídos em diversos aspectos como experiências, mecânicas e comunicações específicas para determinados grupos e clientes. Desse modo, com uso de tecnologia especializada, esses novos programas de fidelidade conseguem trabalhar no sell in e sell out. Com isso, a indústria não só fideliza o consumidor final e o PDV, mas também cria uma relação de parceria com este último.

A DigitalGest possui plataformas desenvolvidas com technologia própria que atuam na administração e gestão dos programas de fidelidade. Para o B2B existe a Atmosfera, que é uma poderosa plataforma de gestão que possibilita o controle absoluto dos programs de fidelidade para o ponto de venda, assim como ativações, eventos, comunicação, pontuação e resgate de prêmios, entre outros.

Já a Trade Vision é focada nos programas B2C e – sendo um software extremamente amigável a sistemas de check out de supermercados pequenos, médios e grandes – já funciona em mais de 40 mil check outs de supermercados no Brasil. A Trade Vision planeja e faz a gestão dos programas, organiza experiências, resgates, além de fazer relatórios e arquitetura financeira do programa para que haja lucratividade.

Tanto a indústria e o ponto de venda podem lucrar muito com essa parceria e uso de novas tecnologias, pois assim como citei no meu post anterior sobre Big Data, conhecimento e organização são essenciais para obtenção de sucesso no mundo corporativo hoje.

Desse modo, há uma enorme oportunidade para implantação e expansão de inteligência de negócio num mercado que ainda está majoritariamente desprovido desta estrutura. Assim, o PDV poderá criar seus próprios programas de fidelidade e aumentar o volume de vendas. Zicard resalta que os mercados pequenos são de fundamental importância para a indústria brasileira, não só pelo seu volume, mas também por sua capilaridade.

Essa é uma nova estratégia de negócios no mercado e se você tem interesse em saber mais, leia aqui a entrevista concedida por João Carlos Zicard, Diretor Presidente da DigitalGest e também maiores informações sobre as plataformas Atmosfera e Trade Vision.

João Carlos Zicard será um dos palestrantes do Brasil’s Customer festival, clique aquipara saber mais.

Leave a Comment